Com um pouco de atraso mas ainda há tempo, venho divulgar uma homenagem ao inconfundível Charles Chaplin que está acontecendo no Museu de Arte Moderna no RJ. Os filmes são projetados numa sala de exibição pra todos aqueles que se interessarem e passarem por lá para conferir e, muito importante, de graça! Não percam!
Chapliniana
A Cinemateca apresenta uma retrospectiva com filmes do Charles Chaplin, uma das mais expressivas e famosas figuras do cinema mundial. Nascido em Londres, cujos pais eram do music hall, debutou nos palcos aos 5 anos de idade. Aos 8 já era um artista profissional, integrando uma trupe de crianças dançarinas.
Durante sua segunda turnê pelos Estados Unidos, em 1912, foi convidado a participar de um espetáculo teatral de Mack Sennett, então chefe da Keystone, fazendo no ano seguinte seu primeiro filme, Making a living (presente na mostra). Chaplin participou de 35 filmes, como ator, roteirista e diretor, durante a fase da Keystone, onde ele criou seu personagem imortal – o vagabundo. Em 1919 ele fundou a United Artists Corporations, em parceria com Mary Pickford, Douglas Fairbanks e D. W. Griffith.
Esta retrospectiva traz desde alguns curtas-metragens do início de sua carreira, até alguns longas-metragens clássicos do cineasta.
qui 17
18h30 Sala Escura – Sessão latina Frida natureza viva Frida naturaleza viva de Paul Leduc. México, 1984. Com Ofélia Medina, Juan José Gurrola, Salvador Sánchez. 108’.
>>Um filme sobre a pintora Frida Kahlo, onde a câmera, mais do que simplesmente contar a história da artista, desenha no espaço, compondo imagens que procuram se expressar quase sem qualquer apoio de diálogos ou de narração.
sex 18
18h30 Chapliniana Casa de Penhores The Pawnshop de Charles Chaplin.EUA, 1916. Com Charles Chaplin, Albert Austin. Ombro armas Shoulder Arms de Charles Chaplin. EUA, 1918. Com Charles Chaplin, Edna Purviance. Legendas em português. Cópia em DVD.
>>No primeiro filme, Chaplin é um empregado de uma casa de penhores, onde se mete em muitas confusões, como insultar os clientes ou limpar um ventilador em movimento. No segundo, ele está em treinamento no exército, durante a Primeira Grande Guerra.
sab 19
16h Chapliniana O Casamento de Carlitos Tillie’s punctured romance de Mack Sennett. EUA, 1914. Com Marie Dressler, Chales Chaplin, Mabel Normand. Intertítulos em inglês. 73’. Cópia em DVD. Sessão com acompanhamento de piano ao vivo por Cadu.
>>Farsa sobre os engodos de um malandro urbano engenhoso e sua namorada, tendo por vítima uma matrona.
18h Chapliniana O Garoto The kid de Charles Chaplin. EUA, 1921. Com Charles Chaplin. Jackie Coogan, Edna Purviance. Intertítulos em inglês. 59’. Complemento Vida de cachorro A Dog’s life de Charles Chaplin. EUA, 1918. Com Charles Chaplin, Henry Bergman.
>>O vagabundo adota um menino abandonado, neste que é um dos filmes mais populares do cineasta, reunindo os personagens que costumavam povoar os seus filmes curtos.
dom 20
16h Chapliniana Carlitos quer casar A Jitney elopement de Charles Chaplin. EUA, 1915. O lado ensolarado do campo Sunnyside de Charles Chaplin. EUA, 1919. Com Charles Chaplin, Edna Purviance. Legendas em português. Cópias em DVD.
>>No primeiro filme, Carlitos se apaixona e resolve se casar. Em O Lado ensolarado do campo, ele trabalha em um Hotel na cidade de Sunnyside e tem um chefe durão que o obriga às mais variadas tarefas.
18h Chapliniana Em busca do ouro The Gold rush de Charles Chaplin. EUA, 1925. Com Charles Chaplin, Georgia Hale, Mack Swain. Intertítulos em inglês.
Na febre do ouro, um prospector solitário vai ao Alasca em busca de riqueza.
sex 25
18h30 Chapliniana O Balneário The Cure de Charles Chaplin. EUA, 1917. Com Charles Chaplin, Albert Austin. Pastor de almas The Pilgrim de Charles Chaplin. EUA, 1923. Com Charles Chaplin, Edna Purviance, Mack Swain. Legendas em português Cópias em DVD.
>>Em O Balneário, Chaplin decide fazer um tratamento de água, mas leva bebida alcoólica para o resort. Descoberto, o gerente manda que ele esvazie a garrafa, e o líquido cai nas “águas curativas”. No segundo filme, foragido da polícia, ele se disfarça de pastor e é aceito pela congregação de uma pequena cidade.
sab 26
16h Chapliniana Um dia cheio A Busy day de Charles Chaplin. EUA, 1914. Com Charles Chaplin, Mack Swain. Laços de liberdade The Bond de Charles Chaplin. EUA, 1918. Com Charles Chaplin, Edna Purviance. Carlitos dançarino Tango Tangles ou Charlie’s Recreation de Charles Chaplin, Ben Turpin. EUA, 1914. Com Charles Chaplin. Uma noite fora A night out de Charles Chaplin. EUA, 1914. Com Charles Chaplin, Fatty Arbuckle. Legendas em português. Cópias em DVD.
>>Programa com curtas do início da carreira de Chaplin, alguns ainda realizados na Keystone.
18h Chapliniana O Circo The circus de Charles Chaplin. EUA, 1927. Com Charles Chapllin, Allan Garcia, Merna Kennedy. Intertítulos em português.
>>Comédia dramática em que o vagabundo, perseguido pela política, se mete em um circo e se transforma em atração.
dom 27
16h Chapliniana Carmen Charles Chaplin’s burlesque on Carmen de Charles Chaplin. EUA, 1916. Com Charles Chaplin, Edna Purviance, Lawrence A. Bowes. O teatro Night in the show de Charles Chaplin. EUA, 1915. Com Charles Chaplin, Fred Goodwins, Bud Jamison. Carlitos Reporter Make a living de Henry Lehrman. EUA, 1914. Com Charles Chaplin, Chester Conklin.
>>Programa de curtas, que traz o primeiro filme de Chaplin Make a living, e uma adaptação livre de Carmen de Prosper Mérimée, onde ele não interpreta seu clássico vabagundo.
18h Chapliniana Tempos modernos Modern times de Charles Chaplin. EUA, 1936. Com Charles Chaplin, Paulette Goddard, Henry Bergman. Legendas em espanhol. 89’.
>>Carlitos às voltas com o mundo mecanizado e industrial. Filme mudo realizado em plena era do cinema sonoro.
Maiores informações:
Museu de Arte Moderna |
Av Infante Dom Henrique 85 |
Parque do Flamengo |
Rio de Janeiro |
Brasil |
20021-140 |
+55 (21) 2240 4944 | |
+55 (21) 2240 4899 |
Horários (podem sofrer modificações) ter - sex 12h - 18h sab - dom e feriados 12h - 19h A bilheteria fecha 30 min antes do término do horário de visitação. |
0 comentários:
Postar um comentário