sábado, 13 de outubro de 2007

Exposição de Fotos de Marilyn Monroe

A exposição foi aberta no Museu de Arte Moderna no Rio de Janeiro dia 11 de Outubro



Dolores Orosco Do G1

Depois de ser barrada na alfândega do aeroporto de Cumbica, em São Paulo, a nudez platinada de Marilyn Monroe poderá, enfim, ser apreciada pelos brasileiros. A inauguração da exposição “Marilyn Monroe – o mito”, que reúne 62 fotos da diva hollywoodiana, acontece nesta quinta-feira (11) no Museu de Arte Moderna do Rio só para convidados. [ no dia 12 foi aberta ao público em geral ]

As imagens que revelam a nudez de Marilyn Monroe, considerada até hoje um dos maiores símbolos sexuais do cinema, foram clicadas seis semanas antes de sua morte prematura, aos 36 anos, em 1962, pelo fotoógrafo americano Bert Stern.

O acervo de Stern conta com mais de dois mil negativos feitos em sessão que durou três dias e três noites.

As imagens, clicadas na suíte do luxuoso hotel Bel Air, em Los Angeles, mostram a atriz coberta apenas com lenços de seda transparentes. Para a exposição do MAM carioca foram selecionadas 62 fotos.

Além de ser o derradeiro ensaio fotográfico da diva, as imagens são de grande valor por revelar detalhes desconhecidos de Marilyn. Um deles é uma grande cicatriz no lado direito do abdome, resultado de um cirurgia na vesícula.


As fotos sugerem que durante as sessões foram consumidas incontáveis taças de vinho Château Lafite-Rothschild. A última foto do ensaio traz Marilyn adormecida cercada por várias garrafas vazias.

Entre cliques e devaneios etílicos na suíte do Bel Air, chegou até a “rolar um clima” entre fotógrafo e modelo.

“Houve um momento em que pensei em ficar na cama, em tirar minha roupa. Mas levantei”, contou Stern em entrevista recente. “Marilyn estava exausta, me chamou, e eu hesitei”.



O curador da mostra brasileira, Geraldo José Jordão, esteve com o fotógrafo, hoje com 78 anos, em Paris, e fez a pergunta que logo vem a cabeça de quem vê as fotos. “Perguntei se ele e Marilyn tiveram uma noite de amor e Stern disse que sofreu uma crise de timidez. Ele se diz arrependido disso até hoje”, conta Jordão.

Stern era esperado para a abertura da exposição no Rio, mas devido a um problema de saúde e cancelou a vinda. "Foi uma cirurgia no joelho, nada grave", conta o curador.

A montagem da exposição aconteceu durante a noite no MAM. Do Rio a mostra seguirá para São Paulo, onde ficará em cartaz de 25 de janeiro a 25 de março de 2008, na Galeria Estação São Paulo.


Primeira coelhinha

Antes do ensaio com Stern, a Marilyn só havia posado nua para um calendário quando ainda não era uma estrela. As fotos, que mostram a diva desnuda sobre um pano de veludo vermelho, foram publicadas na primeira edição da revista "Playboy" americana, no início dos anos 50.

Norma Jean Mortenson, o verdadeiro nome de Marilyn Monroe, nasceu em 1926, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Tornou-se um dos maiores ícones de Hollywood ao estrelar filmes como “Quanto mais quente melhor”, “O pecado mora ao lado” e “Os homens preferem as loiras”.

A atriz morreu enquanto dormia em sua casa em Brentwood, na Califórnia. A versão oficial de sua morte, que gerou diversas especulações, afirma que Marilyn havia ingerido grande quantidade de tranqüilizantes.

Museu de Arte Moderna do Rio Onde: av. Infante Dom Henrique, 85,

Parque do Flamengo

Preço: R$ 5

Quando: de ter. a sex., das 12h às 18h. Sáb. e dom, das 12h às 19h.

Informações: (21) 2240-4944

Mais: g1

_____________________________________________________________

Bem, uma linda exposição dessa mulher que arrazou corações em todo o mundo na década de 50. Conquistou o presidente do Estados Unidos John Kennedy, logo depois de seu divórcio com o dramarturgo Arthur Miller em 20 de Janeiro de 1961, data da posse do J. Kennedy, escolhida pra não se manter a separação nas manchetes. Mas não adiantou. Marilyn já mantinha casos amorosos com o presidente bem antes de ele entrar na Casa Branca.

Que atrevida, hein?! Hahahaha...

Essa exposição das fotos está no Rio, cidade onde o nosso colaborador de blog, Raphael Dias, mora. Bem que ele poderia ir até lá e tirar umas fotos, né Dias?

=)

0 comentários: